Avaliação Psicológica - Vasectomia

Quem pode realizar a vasectomia?

No Brasil, a esterilização cirúrgica está regulamentada por meio da Lei nº 9.263/96, que estabelece critérios e condições obrigatórias para a sua aplicação.

O primeiro critério é a idade mínima de 25 anos de idade ou de ter, pelo menos, 2 filhos vivos. Também é requerido o consentimento expresso de ambos os cônjuges ates da realização do procedimento.


A importância da Avaliação Psicológica

A aplicação de uma Avaliação Psicológica é de suma importância antes de realizar a vasectomia, pois ela tem o papel de auxiliar o paciente a entender o procedimento sob ponto de vista emocional. Ela abordará dúvidas, mitos e verdades sobre o processo, atuando como ajudante na reflexão sobre os prós e contras da escolha. Além de auxiliar o paciente a entender suas reais motivações para suceder-se ou não ao procedimento, proporcionando uma decisão adequada, consciente e segura.

O objetivo é garantir que o paciente não esteja sendo forçado a realizar o procedimento, bem como avaliar a capacidade emocional e a determinação em prosseguir com o método.

A solicitação de avaliação psicológica para realização da cirurgia de vasectomia tem sido cada vez mais solicitada por médicos, planos de saúde e hospitais. O psicólogo é o único profissional habilitado para exercer a função, conforme disposto no § 1º do Art. 13 da Lei no 4.119/62.

Na RENOV, nossos profissionais promovem avaliações extremamente humanizadas, preservando as características individuais de cada um e direcionando o avaliado para uma melhor orientação profissional ou um tratamento psicológico adequado.

 Aqui na RENOV, entendemos que cada ser humano é complexo e, por isso, fazemos análises criteriosas, não se reduzindo a apenas a aplicação de um teste.

Para saber mais, procure o nosso atendimento.