Em tempos de pandemia e ONDAS DE DEMISSÕES EM MASSA— e isso sem contar as demais incertezas sobre o futuro —, saber as principais tendências do mundo corporativo pode ajudar na recolocação e até mesmo na carreira profissional como um todo. E as notícias do mercado de trabalho são potencialmente animadoras: 2025 deve trazer quedas nas taxas de desemprego, principalmente entre profissionais qualificados, e uma abertura maior de vagas de emprego. Isso porque cerca de 47% das empresas pretendem abrir novas posições.
Segundo o levantamento, elaborado pela consultoria Robert Half e divulgado nesta terça-feira (17), oito setores vão liderar as contratações. São eles:
- Engenharia;
- Finanças e Contabilidade;
- Jurídico;
- Mercado financeiro;
- Recursos humanos;
- Seguros;
- Tecnologia;
- Vendas e Marketing.
Sendo assim, a pesquisa apontou quais são as potenciais profissões em alta em 2025.
Profissões em alta em 2025
1- Engenharia
Os profissionais formados em engenharia ganharam espaço no mercado de trabalho, sobretudo nas áreas de saúde e tecnologia nos últimos três anos, segundo a pesquisa.
- Profissionais mais procurados: Gerente de Supply Chain, Comprador, Engenheiro de Aplicação/Vendas, Gerente de projetos/PMO, Gerente de vendas técnicas, Coordenador de S&OP, Engenheiro de EHS/ESG;
- Engenharia é uma das áreas que, devido à transformação nos últimos anos, propicia as principais carreiras do Futuro, principalmente na temática de ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). São elas:
- Engenheiro de ESG;
- Gerente de ESG;
- Engenheiro de dados;
- Engenheiro de inovação;
- Engenheiro de Firmware;
- Especialista de melhoria contínua/Lean/Indústria 4.0.
2 - Finanças e Contabilidade
Infraestrutura, serviços, agronegócio e tecnologia são os setores que lideram as contratações de profissionais de finanças e contabilidade. - Áreas mais demandadas: Planejamento Financeiro/Controladoria, Modelagem Financeira, Contábil/Fiscal (coordenador/gerente), Controller, Tesouraria/Financeiro;
3 - Jurídico
Uma das carreiras mais tradicionais, o Direito é uma das oito áreas que seguem em alta no levantamento da Robert Half. Segundo a pesquisa, as empresas que atuam nos setores de tecnologia, varejo e e-commerce, serviços, bens de consumo e agronegócios são as que mais empregam.- Posições mais demandadas: Advogados especialistas em operações de M&A (pleno e sênior), Advogados de Societário e Contratos (pleno e sênior), Advogados de Consultivo Tributário (pleno e sênior), Advogados de Contencioso Cível (pleno e sênior), Advogados generalistas (pleno a diretor), Advogados especializados em contratos (pleno), Advogados de compliance/LGPD, Advogados de Banking e operações estruturadas;
4 - Mercado financeiro
O mercado financeiro também é um dos setores com profissões em alta. Mas, ao contrário das demais áreas, os profissionais precisam ter certificações para atuar — CFA, CGA, CFP e Ancord são as mais exigidas no setor. Em geral, fundos de investimento, assets, bancos de investimentos e fintechs são as empresas que mais contratam no mercado financeiro.
- Posições mais demandadas: RM Private, M&A (analistas/associados/VPs), Crédito Corporate (analistas/especialistas), Finanças (diretores/gerentes/VPs), Profissionais de Compliance, Auditoria e Riscos (analistas/gerentes), RM Corporate, ESG (analistas/especialistas/gerentes);
5 - Recursos humanos
As startups e empresas dos setores de serviços e tecnologia são as que devem empregar mais profissionais no próximo ano. Além disso, a área de recursos humanos também origina algumas das profissões do futuro, tais como:
- People Analytics: processo de coleta de análise de dados voltado para gestão de pessoas em empresas;
- Change Management: profissionais especializados em preparação para "mudanças corporativas;
- Diversidade e Inclusão;
- Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) com foco em coach de liderança;
- Posições mais demandadas: Remuneração e Benefícios (analistas sênior/especialistas/coordenadores), Desenvolvimento Humano e Organizacional (analistas sênior/especialistas/coordenadores), Gerente de RH, Gerente de DHO, Diretor de RH, Tech Recruiter.
6 - Seguros
Operadoras de saúde, seguradoras de grandes riscos, corretoras de seguros e startups voltadas para o setor (insurtechs) são as empresas que absorvem o maior número de profissionais da área.
- Profissionais mais procurados: Finanças (analistas/gerentes), Atuarial (analistas/especialistas), Data Analytics (analistas/especialistas), Comercial (gerentes);
7 - Tecnologia
Sem dúvidas, a área de tecnologia é uma dos setores que deve dominar as profissões do futuro. Segundo a pesquisa, os cargos de segurança da informação, DevOps/DevSecOps, inovação digital, Machine Learning, profissionais de dados, arquiteto de soluções, Tech Lead e Desenvolvedor RPA são as carreiras do futuro da área. Vale ressaltar que, além das empresas de tecnologia, negócios do varejo, educação, saúde e startups estão entre as companhias que mais empregam profissionais da área.
- Profissionais mais procurados: Gerentes Generalistas (Heads de TI), Profissional de infraestrutura (analistas seniores, coordenadores a gerentes), Profissional de segurança da informação (especialistas a gerentes), DeVops/DevSecOps, Product Owner, Profissional de dados, Arquiteto de soluções, Tech Lead, Desenvolvedor RPA, Desenvolvedor Full Stack (pleno e sênior), Desenvolvedor Back-End (pleno e sênior), Desenvolvedor Front-End (sênior);
8 - Vendas e Marketing
Por fim, o ramo de vendas e marketing tem mais profissionais empregados em companhias de varejo, agronegócio, logística e startups — com destaque para os negócios voltados à saúde (healthtechs). Esse setor também é um dos que encabeçam as carreiras do futuro. São elas: Analista Martech, Estrutura ligada a Produtos digitais, Analista de Inteligência de Mercado.
- Profissionais mais procurados: Executivo de Contas, Coordenador de Marketing Digital, Gerente de e-commerce, Gerente de Marketing Digital, Analista de Marketing Digital, CRM-CX, Inside Sales, Analista de Inteligência de Mercado, Analista de Inteligência de Negócios;.
2023 promete muitas oportunidades, porém não podemos esquecer que depende de nós o primeiro passo.